Atualmente uma das tecnologias mais faladas no mundo remete a energia solar, a sistema fotovoltaico hoje em dia se tornou tão comum que ele começa a se popularizar em casas e diversos setores industriais e palavras como energia limpa, sustentável e “Eco-friendly” estão ligadas a produtos voltados não só para o consumo, mas também para o bem do meio ambiente.
Mas afinal o que é uma célula fotovoltaica?
É um dispositivo que converte a radiação solar em energia elétrica. Um grupo de células fotovoltaicas encapsuladas forma um módulo fotovoltaico ou geralmente, um painel fotovoltaico.
As células fotovoltaicas usam tecnologia e materiais diferentes possibilitando a formação de uma series de células, com particularidades diferentes. A célula mais utilizada pelos fabricantes de painéis é a de silício cristalino.
A tecnologia
O que tona a tecnologia fotovoltaica mais incrível ainda e que ela foi desenvolvida nos anos 50 e utilizada para satélites nos anos 60 e que é algo bem comum satélites de toda espécie usar esse tipo de suporte energético. Na maioria das usinas fotovoltaicas e das casas que utilizam esse tipo de energia, serão encontrados painéis solares com células de silício cristalino. Sobretudo do tipo policristalino.
Como funciona a célula fotovoltaica?
Uma célula fotovoltaica é essencial para todo o funcionamento de um painel, pois e ela que vai converter energia do sol para energia elétrica. Mas de que maneira ocorre essa conversão?
Células fotovoltaicas geram corrente elétrica através de um fenômeno físico conhecido por “efeito fotovoltaico”. Ele tem origem em semicondutores, geralmente desenvolvidos com silício. Essa transformação começa quando a luz atinge os elétrons soltos dos átomos.
A história da célula fotovoltaica
O efeito fotovoltaico foi descoberto em 1839 pelo físico francês Edmond Becquerel.
Edmond Becquerel | Foto de Gallica Digital Library
Em 1883, Charles Fritts com apenas 19 anos teve a façanha de construir no laboratório de seu pai a primeira célula fotovoltaica em estado sólido. Ele encapou um semicondutor selênio com uma fina camada de ouro para formar as junções como era algo novo e inexplorável essa invenção tinha somente 1% de eficiência.
A célula fotovoltaica e as missões espaciais
Células fotovoltaicas foram utilizadas, pela primeira vez, no satélite Vanguard em 1958, mas não como fonte principal de energia e sim de suporte e em 1959, os Estados Unidos lançou o Explorer 6 que possuía grandes painéis solares em forma de asa, somando 9600 células solares fotovoltaicas. E Desde então, praticamente todos os satélites utilizam essa tecnologia com principal fonte energética.
Satelite-vanguard-primeiro-energia-solar
Então como toda tecnologia tende a se desenvolver com o tempo e por meio de demandas específicas no início dos anos 90 a tecnologia utilizada nas células fotovoltaicas que chegavam ao espaço mudou do silício cristalino para materiais semicondutores à base de arsenieto de gálio.
Estação solar com painéis | Foto: Site da Nasa
As células fotovoltaicas nos dias de hoje
Além da tecnologia estar em constante progresso, tornando os módulos mais eficientes, há hoje diversos financiamentos, como o do BDMG e Santander. Então isso contribui para que o investimento se pague em menor tempo!
Agora que conheceu um pouco do sistema fotovoltaico aproveite e entre em nosso site para ver nossas soluções de torres de iluminação com energia solar, temos opções com 2,3 e 4 painéis. Utilizamos a melhor tecnologia do mercado para a construção de soluções mais sustentáveis para setores como mineração, construção civil e indústria florestal.
Comentarios