Por André Moreira
A mineração 4.0 vem se tornando um segmento de mercado indispensável por todo planeta. Devido a grande necessidade global por mudanças, o setor vem crescendo ano após ano para atender a demanda. A necessidade de mudança se faz presente tanto no âmbito econômico, quanto no que tange o meio ambiente e as mudanças globais.
De acordo com diversos especialistas e um relatório apresentado pelo Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC, sigla em inglês), em 2021, os danos causados pelo ser humano à fauna e flora do planeta já são considerados irreversíveis. Nesse relatório, o IPCC aponta que as ações humanas já elevaram a temperatura da Terra em 1,07°C.
Como não poderia ser diferente, a Mineração não está de fora das mudanças que o mercado internacional e o mundo estão pedindo. Nesse contexto, o Brasil e o Chile se destacam entre os maiores produtores de recursos minerais do mundo, concentrando, juntos, 85% de toda exportação da América Latina.
Com o auxílio da indústria 4.0, que é um novo modelo industrial que une tecnologia, automação e tecnologia da informação em processos de manufatura, todos os setores da indústria passam a integrar o mundo real e virtual, e isso, para a Mineração, é um avanço nunca visto.
Mas, o que é Mineração 4.0?
Para entendermos melhor o que é mineração 4.0, precisamos entender que a mineração consiste, basicamente, em pesquisa, extração e beneficiamento mineral.
O modelo de Mineração 4.0 tem como principal objetivo transformar os processos de pesquisa, extração e beneficiamento em um sistema mais produtivo e seguro para todos, uma vez que ele adota métodos que diminui a exposição das pessoas ao risco.
Desse modo, a Mineração 4.0 nada mais é do que uma forma de transformar os processos em algo mais estável, seguro e sustentável com a ajuda das tecnologias disponíveis.
Os benefícios da Mineração 4.0
Como foi possível observar, o grande X da questão da Mineração 4.0 é a transformação das linhas de produção tradicionais em processos mais autônomos, seguros e sustentáveis. A automatização dos processos reduz os custos de operação graças a implantação de sistemas para integração dos dados.
Os benefícios da Mineração 4.0 são inúmeros, mas alguns deles se destacam, como o a produtividade, a segurança e a sustentabilidade.
1 – Produtividade
Com as melhorias trazidas, a otimização dos processos proporciona maior desempenho dos equipamentos. Quando falamos em otimização de equipamentos, falamos em reduzir custos e perdas dentro das minas, além de aumentar o lucro.
Dessa forma, é possível integrar os sistemas de controle e produção, além das plataformas digitais, protocolos de comunicação e integração de dados. A união desses fatores causa um aumento considerável na produtividade.
Algumas formas de aumentar a produtividade:
. Aumento da disponibilidade de equipamentos;
. Utilização de equipamentos off-grid, como a Torre de Iluminação Solar MTower;
. Redução do uso de combustíveis;
. Aumento do MTBF dos equipamentos.
2 – Segurança
Outro benefício que a mineração 4.0 trouxe é a constante busca pelo bem-estar de todos os colaboradores da empresa. Dessa forma, uma das maiores preocupações é com os índices de segurança e saúde nas empresas.
A adoção da Mineração 4.0 trouxe:
. Redução de riscos ergonômicos e de acidentes;
. Melhores condições gerais de trabalho;
. Redução das faltas entre os colaboradores.
3 – Sustentabilidade
Talvez esse seja um dos pontos mais importantes da Mineração 4.0. Como foi dito no início deste blogpost, o IPCC apontou as ações humanas como irreversíveis pela primeira vez na história, e um aumento de 1,07°C exclusivamente atribuído ao ser humano e sua ação nociva ao planeta.
A Mineração 4.0 propõe uma exploração sustentável, socialmente responsável e eco-friendly nas minas em todo o Mundo. Atualmente, algumas das maiores mineradoras do mundo já estão optando pela troca de seus equipamentos com motor a combustão por equipamentos movidos a energia solar, como a Torre de Iluminação Solar MTower.
Algumas outras medidas de preservação do meio ambiente são:
. Reduzir os níveis de efluentes não aproveitados;
. Reduzir o consumo de água;
. Mitigar impactos ambientais;
. Recuperação de áreas degradas.
As inovações da Mineração 4.0
A Mineração 4.0 nada mais é que a junção da palavra Mineração com Industria 4.0, que também é tratada como a Quarta Revolução Industrial. Como toda evolução – ou revolução, a Indústria 4.0 trouxe inúmeras inovações tecnológicas, principalmente o uso da Internet of Things, ou, simplesmente, IoT.
Algumas inovações tecnológicas que a Indústria 4.0 trouxe:
Uso de Drone
A utilização de drones na mineração permite a execução mais rápida e fácil de algumas atividades como mapeamento de alvos de exploração, cubagem de pilhas, inspeção e gerenciamento de áreas, dentre outros.
Equipamentos móveis, autônomos e sustentáveis
A grande urgência mundial em dar mais segurança para os operadores e colaboradores dentro das áreas de exploração mineral fez com que tecnologias e equipamentos disruptivos surgissem, causando uma revolução no mercado de mineração.
Um desses equipamentos é a Torre de Iluminação Solar MTower. O equipamento surgiu para aumentar a segurança dos colaboradores em áreas como pátio de manobras e pátio de manutenção, onde a circulação humana pode terminar em tragédia. Seus três holofotes LED, alimentados pelo banco de baterias estacionárias, fornecem até 2800m² de área iluminada por até três jornadas noturnas de 12 horas, sem a necessidade de uma nova carga completa do banco de baterias.
Além disso, a Torre de Iluminação Solar MTower não utiliza combustível fóssil para seu funcionamento. Os painéis fotovoltaicos se encarregam de abastecer o banco de baterias estacionárias para fornecer energia elétrica para os holofotes. Com isso, há uma grande economia com combustível, comboio de abastecimento e manutenção.
O futuro da Mineração no Brasil e no mundo
Hoje em dia, o Brasil é conhecido em todo planeta por ser referência na Mineração 4.0. As grandes mineradoras que atuam no país já avançam na adoção dos sistemas autônomos e de sistemas de integração e IoT.
Para o futuro, a tendencia da mineração é a integração dos processos dentro de uma mina, além de buscar o aumento da produtividade sem causar danos ao meio ambiente. Graças as novas tecnologias que vem surgindo todos os dias, as minas totalmente autonomias, em breve, serão uma realidade.
Comments