Por André Moreira
É comum nas grandes empresas do mundo ouvirmos muito falar sobre as mais diversas formas de desperdício que podem acontecer, os famosos ladrões de dinheiro invisíveis. Em muitos casos, o desperdício pode ter como consequência a perda de produtividade e, mais grave, o aparecimento de prejuízos financeiros consideráveis.
A pandemia da COVID-19 evidenciou diversos problemas dentro das empresas e a urgente necessidade de mudanças e aumento de consciência nos âmbitos social, ambiental e econômico.
Dentro das empresas, como mapear o desperdício?
De acordo com a consultora, palestrante e escritora nas áreas: Estratégia empresarial, sustentabilidade, inovação e storytelling empresarial, Irene Volti, “culturalmente, a maioria das empresas possuem locais e formas de desperdícios”. Segundo Irene, a grande diferença acontece quando as equipes da organização despertam para mapear e enumerar tudo aquilo que podemos citar como os “ladrões” de dinheiro da sua empresa.
Alguns dos principais ladrões de dinheiro da sua empresa:
Desperdício de água e energia
Desperdício de combustível
Excesso de Produção
Excesso de estoque de matéria-prima
Viagens mal planejadas
Mas, por que estes são os maiores ladrões de dinheiro da sua empresa?
1 – Desperdício de água e energia.
Um dos principais pontos de desperdício e reclamação dentro das organizações é a falta de cuidado com água, energia elétrica e combustível. O desperdício de água e energia elétrica acontecem quando há o uso irresponsável dos recursos disponíveis. Para corrigir esse problema, a conscientização dos colaboradores da organização é de suma importância.
2- Desperdício de combustível
Quando falamos sobre desperdício de combustível, estamos falando sobre todos os tipos de desperdício, desde o uso indiscriminado de carros corporativos e particulares, até a utilização de equipamentos movidos a base de combustível fóssil.
Para diminuir o gasto de combustível com carros corporativos, é preciso evitar o deslocamento desnecessário. Organize a agenda do colaborador para que ele saia o mínimo possível com o carro e otimize suas viagens. Por exemplo, se ele for visitar clientes, trace uma rota na qual ele gaste o mínimo de combustível possível. Com os carros particulares, incentive a carona solidária entre os colaboradores.
Já no caso de equipamentos movidos por combustível fóssil, opte pela substituição desse tipo de equipamento por equipamentos que utilizem fontes de energia renováveis, como a Torre de Iluminação Solar MTower. Além de economizar recursos financeiros, você ainda ajuda o meio ambiente.
3 – Excesso de produção
O excesso de produção resulta em um aumento de estoque de produtos acabados, fazendo com que alguns produtos se tornem obsoletos, aumentando os custos para mantê-lo ativo. Além disso, há o risco desse produto não sair do estoque da empresa e se perder.
Esse tipo de situação pode ser ocasionado por desequilíbrios na linha de produção, erros no planejamento da produção ou, até mesmo, grandes incentivos para aumentar o volume de vendas da empresa.
4 – Excesso de estoque de matéria-prima
O excesso de estoque de matéria-prima dentro das organizações aumenta – e muito – os custos operacionais da empresa, devido ao aumento de gastos de recursos para a manutenção dessa matéria-prima. Além disso, há a diminuição de espaço disponível na empresa para demandas mais urgentes.
Para evitar o desperdício, é interessante organizar seu estoque de acordo com a demanda. As compras não devem ser feitas visando apenas o desconto com seu fornecedor, mas guiadas de acordo com a demanda do seu consumidor final.
5 – Viagens mal planejadas
Muito comum dentro das áreas administrativas das empresas, as viagens sempre foram muito frequentes nos cenários corporativos. O problema começa quando não há um planejamento nessas viagens, gerando um prejuízo financeiro para a empresa.
Para evitar o desperdício de dinheiro dentro da sua empresa, planeje com antecedência as viagens e sua rota durante sua viagem. Em alguns casos, opte pelas reuniões online através de aplicativos gratuitos.
Kommentare